segunda-feira, 1 de novembro de 2010

"Sede Santos"

Graça e paz da Cristo!


Hoje a Igreja celebra a festa de "todos os santos", que composição  do calendário litúrgico. Este festejo faz lembrar nos fieis, o forte chamado de Cristo para a nossa santidade, enraizada no seguimento reto em amor e e doação. De fato no livro de Apocalipse, João faz lembrar "Uma grande multidão que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas.Estavam de pé diante do Cordeiro, de vestes brancas e palmas nas mãos"

A festa de Todos os Santos ocorreu pela primeira vez em Roma, no dia 13 de maio de 609, quando o papa Bonifácio IV transformou o Panteão, templo dedicado a todos os deuses pagãos do Olimpo, em uma igreja em honra à Virgem Maria e a Todos os Santos. Anos depois ouve uma mudança do dia da festa de Todos os Santos, de 13 de maio para 1o de Novembro.

Sobre a santidade o Catecismo da Igreja Católica diz:
957. A comunhão com os santos. «Não é só por causa do seu exemplo que veneramos a memória dos bem-aventurados, mas ainda mais para que a união de toda a Igreja no Espírito aumente com o exercício da caridade fraterna. Pois, assim como a comunhão cristã entre os cristãos ainda peregrinos nos aproxima mais de Cristo, assim também a comunhão com os santos nos une a Cristo, de quem procedem, como de fonte e Cabeça, toda a graça e a própria vida do povo de Deus»

         «A Cristo, nós O adoramos, porque Ele é o Filho de Deus; quanto aos mártires, nós os amamos como a discípulos e imitadores do Senhor: e isso é justo, por causa da sua devoção incomparável para com o seu Rei e Mestre. Assim nós possamos também ser seus companheiros e condiscípulos!»


Que essa data faça crescer em nós a sede de santidade, de ser aproximar da Cruz do Senhor e entrar na plena comunhão com o Amado. A santidade não é algo longe de nossa vida, ela é algo real que deve ser buscada. Diante dos exemplos dos santos nosso coração dispara de alegria, enche de uma esperança de também provamos das delícias plenas do amor de Deus, fazendo da nossa vida uma oblação.

São muitos os  santos que foram canonizados pela Igreja ao longo dos séculos e também os que não foram e nem sequer a Igreja conhece o nome e que nos precederam em vida na terra perseverando na fé em Cristo. Quero lembrar a firme e doce figura de Ir.Dulce, Anjo Bom,  que pode ser a segunda Santa Brasileira. Uma mulher que consagrou sua vida a Deus, dentro da Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição. Sua missão foi muito além, foi ao encontro dos pobres, levando a mensagem que Deus está próximo e podemos servi-lo.O anuncio de seu processo de beatificação , grau anterior ao de santo, feita pelo cardeal arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Geraldo Majella na manhã de  quarta-feira, 27 alegra a nação brasileira. Que Irmã Dulce interceda pelo Brasil, pela missão da Igreja nessas terras, e seja ela, assim como hoje o festejo da festa de todos os santos um forte incentivo para nós também buscamos em Cristo a santidade.



0 comentários:

Postar um comentário