terça-feira, 9 de novembro de 2010

Combate a pedofilia e criticas contra a Igreja.

Graça e paz da parte de Cristo!



Próxima semana, dia 19, o Papa Bento XVI junto com membros do alto clero da Igreja e sobre a presidência do Cardeal americana William Levada, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, vai realizar uma cúpula para discutir escândalos sexuais envolvendo membros da Igreja, além de outras questões. Informou o Jornal Diário do Nordeste (CE).

Reconhecer publicamente casos de pedofilia é um grande sinal de humildade. Pois a pedofilia é algo presente na Igreja Católica, como em tantas outras religiões, no heterosexual, no homossexual, no rico, no pobre, no negro, no branco. A questão é, que falar de modo especial da Igreja Católica, dá mais “ibope”. Mas o fato da Igreja publicamente se mostrar contra, e lutar para combater esse grande mal, demonstra uma bela humildade, pois embora muitas outras religiões também enfrentem  casos de pedofilia, muitos preferem se calar e simplesmente dizer que isso só ta presente na Igreja Católica. Triste.

Muitos ainda insistem em colocar no Celibato a culpa da pedofilia, isso é um mal entendido sobre o grande valor do celibato na vida de um Sacerdote. Conheço Padres  que vivem o celibato de modo exemplar, como uma linda opção de vida e de oblação por uma causa maior. Não são eles pessoas, extresadas, mal resolvidas, ou tantas outras coisas das quais são acusados. Ao contrario são pessoas felizes, que refletem no rosto a beleza de ser de Deus. Assim vivem aqueles que praticam fielmente o celibato clerical. O fato é que o Celibato sempre foi e será algo que bate de frente com os falsos  ideais da“liberdade sexual” pregado pelo mundo. 

Mesmo perante as inúmeras criticas , o papa sempre tem feito declarações públicas condenando os casos. Entre as brilhosas ações de Bento XVI, está no encontro com as vitimas do mundo todo, partilhando do sofrimento e prometendo fielmente  combater a ocorrência de novos abusos.
A reunião que vai acontecer um dia antes da cerimônia em que Bento XVI irá nomear 24 novos cardeais. Vai refletir também sobre a ameaça a liberdade religiosa, e sobre a insatisfação de alguns anglicanos, para que esses possam se integrar à Igreja Católica."O anúncio coincide com a divulgação, pela Conferência Episcopal da Inglaterra e do País de Gales, de que cinco bispos anglicanos tradicionalistas estão retornando à Igreja Católica Romana." Informa o Jornal.

Ainda sobre a noticia relatada no Jornal Diário do Nordeste vejo o fato "de membros da Rede de Sobreviventes de Abuso Sexual por Sacerdotes (SNAP) afirmaram, ontem, que a reunião convocada pelo papa é "conversa jogada fora". "Só saberemos que se trata de uma coisa boa quando vermos as ações que resultarem desta reunião. Deixar que nos influenciemos por meras conversas é trair as crianças vulneráveis e os adultos feridos", declarou a presidente da organização Barbara Blaine. "São necessárias ações decisivas para expulsar sacerdotes pedófilos e bispos cúmplices", acrescentou." (informa o Jornal)  Isso só mostra os ataques sempre  feitos contra a Igreja, mesmo quando essa se demonstra humilde e pronta à combater o mal de pedofilia, de fato creio que sempre ouve ofensa contra a Igreja e mesmo perante elas a Igreja Católica continua firme e forte na história. Lembro entre tantas ofensas, o fato ocorrido na visita do pontífice em Barcelona, onde homossexuais gritavam em meio a multidão de fiéis  "fora", "pedofilio", se referindo ao Papa. Caso o mesmo fosse feito por Católicos em uma "parada gay", com certeza autoridades iriam chamar o fato de homofobia, ocasionando a prisão dos membros católicos, porém o contrario, quando eles ofende a Igreja, é visto como algo normal. Afinal isso é liberdade de expressão para todos?
Fontes: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=881814
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/826766-gays-fazem-beijaco-em-protesto-durante-a-passagem-do-papa-pela-espanha.shtml
                                                                                                 
  Thiago Farias †

Salve Maria Imaculada.



2 comentários:

Allan Farias disse...

Amado Irmão,

Gostei muito do seu Post, e colaboro com meu comentário a respeito do assunto abordado.

A manipulação generalizada dos conceitos através das mídias, são as grandes causas, de seres humanos sem identidade, fé, princípios, valores...

O pecado da pedofilia não é uma exclusividade da Igreja Católica.

Estatisticamente, é fato que o maior número de pedófilos são Ateus e Pastores Protestantes...

Além de pecado gravíssimo, é crime que deve ser respondido através da lei vigente no país ocorrido.

Mas assim como vinculam uma marca à um produto, assim a mídia vinculou a pedofilia à Igreja Católica, Porque? Muito simples, além de lucrativo e aumenta o “Ibope”, a mídia não tem compromisso com a verdade, muito menos com princípios e valores humanos, defendidos pela Igreja Católica a mais de 2.000 anos.

A igreja não se tornou flexível aos desejos mundanos, onde tentam a todo custo, fazer mudanças na Santa Doutrina pregada pela Igreja, como por exemplo: o casamento de padres, aceitação da prática do homossexualismo, ordenação de mulheres, alguns elementos de pecado (masturbação), entre outros...
Chamam-na de retrógada, ultrapassada, que não acompanha a "evolução".

Por isso o pecado da pedofilia tem um peso maior em cima da Igreja, aos olhos dos que à agridem, ela deveria ser a grande responsável pela Santidade de (todos) seus seguidores, onde na verdade essa santidade é conquistada dia pós dia, com a abertura sincera de nosso coração à Deus, para que ele possa nos moldar a imagem e semelhança de Jesus. Mas para isso, devemos ser dóceis, devemos lutar contra nossos desejos que nos levam a pecar, participar dos sacramentos, viver os ensinamentos da Igreja, expor todas as nossas doenças espirituais para que Deus as cure com a nossa participação (isso requer esforço)...

Infelizmente o pecado está sendo mais exaltado, do que os ATOS Bem Aventurados, de Santidade, que percorrem ao longo da história.

Isso porque a humanidade sem perceber está se tornando menos "humana" (veja os noticiários)...

Não tenho o número exato de Santos canonizados pela Igreja Católica (são muitos), mas com a internet dá para conhecer a história desses que viveram os ensinamentos de Deus e fizeram a diferença no mundo.

Para você que lê esse meu post, eu te faço um convite, conheça a vida dos santos e beatos, conheça mais intimamente a Igreja de Jesus Cristo, tenho certeza que você terá mais discernimento em assuntos "polêmicos", sua atitude com certeza não será de indiferença, e sim de compaixão... Mesmo na tribulação, tu serás mais FELIZ.

Blog Amado Salvador. disse...

Graça e paz.
Amado Irmão agradeço a sua contribuição.
Diante de tudo se percebe que nós católicos, devemos mais conhecer e amar a nossa Igreja.

Shalom!

Postar um comentário