segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

"Amar a Deus com todo Coração"

Graça e paz da Parte de Cristo.
 
Caro leitores, trago presente um texto do doutor místico da Igreja. Espero que diante de tão linda e profunda obra desse tão admirado Santo, possa perceber o adimirável valor da alma em união com o amor do Amado.


Por São João da Cruz

«Amarás o Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma, e com todas as tuas forças» Mc 12,28-34


“A força da alma reside nas suas potências, impulsos e faculdades. Se a vontade os volta para Deus e os mantém longe de tudo o que não é Deus, a alma reserva para Ele toda a sua força; ama com todas as suas forças, como o próprio Deus lhe manda. Buscar a si mesmo em Deus é buscar as doçuras e consolações de Deus, e isto é contrário ao puro amor de Deus.

É um grande mal ter em vista os bens de Deus e não a Deus mesmo, a oração e o desprendimento. 

Há muitos que procuram em Deus as suas próprias consolações e gostos, e desejam que Sua Majestade os encha dos seus favores e dons, mas o número dos que se esforçam por agradar-lhe e oferecer-lhe algo de si mesmos, rejeitando qualquer interesse próprio, é muito pequeno.

São poucos os homens espirituais, mesmo entre os que temos por muito avançados na virtude, que conseguem uma perfeita determinação de fazer o bem. Não chegam nunca a renunciar por completo a si mesmos em algum aspecto do espírito do mundo ou da natureza, nem a desprezar aquilo que se pensará ou dirá deles, quando se trata de cumprir, por amor a Jesus Cristo, as obras da perfeição e do desprendimento.



Aqueles que amam só a Deus não caminham nas trevas, por muito pobres e privados de luz que possam ver-se aos próprios olhos. A alma que, no meio das securas e abandonos, conserva sempre a sua atenção e solicitude em servir a Deus poderá sofrer, poderá temer não conseguir, mas, na realidade, oferecerá a Deus um sacrifício de agradável odor (Gn 8, 21)”.

Cruz, São João. Apostolado Sociedade Católica: ”Amar a Deus com todo o coração”. “Avisos e Máximas”. Disponível em http://www.sociedadecatolica.com.br.

0 comentários:

Postar um comentário