segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Advento.



 Graça e paz da parte de Cristo!


Advento é tempo de espera, de gestação das virtudes emanadas do Pequeno Grande. Um tempo de preparação, de acolhida, de doce vigilância para a chegada do Natal. Eis que nosso coração se alegra com a chegada do nascimento de Jesus. O advento ao mesmo tempo em que lembra o momento de preparação para a lembrança da primeira vinda de Jesus, nos leva a viver a vigilante espera de sua segunda vinda.

Toda liturgia do Advento leva o fiel a viver o espírito de espera do Menino Jesus; A coroa do Advento com sua forma circular, faz lembrar a perfeita aliança de Deus, tendo as 4 velas que acompanha as 4 semanas do Advento, iluminando toda chegada de Jesus.

O Advento hoje vivido pela Igreja foi também experimentado por grandes personagens bíblicos, que receberam de Deus a promessa da vinda do Messias. Que viveram espiritualmente, o ansioso desejo de ver a encarnação do Verbo.
No período do advento também são destacados grandes nomes, como por exemplo:


Isaías: Que em suas profecias relatou que o Messias iria nascer de uma Virgem, se tornando assim a figura da espera pela salvação. É certo que podemos ver por traz de todo evangelho, a presença dos pensamentos desse grande profeta, que se torna anunciador da vinda do Messias.
É surpreendente perceber a perfeição da descrição do profeta sobre a vida de Jesus, de modo especial a do “servo sofredor”.  Em seu livro o profeta fala da vinda do Messias que vai trazer o triunfo da justiça, tal como também é relatado por São Paulo e São João em referência a segunda vinda do Senhor. Isaías mostra Jesus como “Príncipe da paz”, sendo assim somos levados a ver Jesus como o perfeito filho da própria paz, o" shalom do Pai."


 


João Batista: Com sua mensagem, que há séculos é rezada na Missa "Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" (Jo 1,29), ele no leva a durante esse momento de preparação perceber em Jesus a mais perfeita oferenda, que será entregue no madeiro na cruz.
Jesus afirma que "Não surgiu entre os nascidos de mulher outro maior que João Batista", esse mesmo João manifesta a certeza da chegada de Jesus ainda no ventre de sua mãe Isabel. Assim João assume a bela missão de prepara o caminho do Senhor, na certeza de "É  necessário que Ele cresça e que eu diminua" (Jo 3,30), João mostra um perfeito modo de viver o Advento, na humildade, na pobreza de coração. A Vida de João Batista se torna inteiramente ligada a vida de Jesus.




 Maria: A Virgem Maria é a figura da esperança, escolhida entre as mulheres Maria se torna o modelo pleno de total entrega. A primeira vinda do Senhor realizou-se graças a ela, que soube confiar nas promessas de Deus.
O Natal se torna para Maria o dia onde Deus foi tudo nela, é o Advento prepara essa festa. Ela assim se torna a personagem das personagens do Advento e de toda  história da salvação. Com a anunciação se tem inicio a mais bela história de amor, onde o eterno entra no tempo para amar os seus, e tudo isso tem começo no ventre da Virgem Maria, a Mulher do "Sim".
Maria e José, o justo, foram escolhidos por Deus para acolher, amar e proteger o verbo encarnado, fazendo com que toda "Igreja particular" também se torna um lugar onde Jesus possa morar.


Nesse período de Advento busque a confissão em sua paróquia, é preciso que também a casa do nosso coração esteja limpa para a chegada de Jesus. Como é belo perceber todo esse espírito natalino refletido nas ruas, nas pessoas, nas Igrejas.

Se coloque na cena da manjedoura, diante dos relatos do Evangelista Lucas, veja toda cena e se ponha de baixo do manto de Maria e sobre o olhar de José. Sorria, chore, tenha todos os verdadeiros sentimentos diante da manjedoura e prepare o teu coração.

                                                                                                                    Thiago Farias †
Salve Maria Imaculada.

0 comentários:

Postar um comentário