sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

São Tomás de Aquino.

Graça e paz da parte de Cristo!



Em São Tomás de Aquino a escolástica teve seu ápice. Nascido em 1225, no castelo de Roccasecca, pertencente à família feudal dos condes Aquino. Decidiu entrar para ordem dominicana, com uma renuncia total, o que ocasionou uma forte reação por parte de sua família. Um de seus mestres, Santo Alberto Magno, ao conhecer o jovem dominicano ficou encantado com sua inteligência dizendo: “Quando este boi mungir, o mundo inteiro ouvirá o seu mugido”, daí pra depois São Tomás de Aquino foi conquistando cargos de professor, como também a admiração de muitos.


Adicionar legenda
Pertence a São Tomás de Aquino uma das mais belas provas da existência de Deus; com “5 vias” baseadas no uso da Razão, ele prova a existência de Deus. Pertence também a Doutor Angélico a grandiosa “Suma Teológica”, um material pleno de doutrina, com respostas para a fé da Santa Igreja, um alto grau de dogmática. A perfeição da “Suma Teológica” é tanta que até hoje em pleno século XXI encontramos nela respostas para dúvidas atuais.

Paulo VI ao celebrar o sétimo centenário de morte de são Tomás de Aquino assim diz : “ Sem dúvida, S. Tomás possuiu, no máximo grau, a coragem da verdade, a liberdade de espírito quando enfrentava os novos problemas, a honestidade intelectual de quem não admite a contaminação do cristianismo pela filosofia profana, mas tão pouco defende a rejeição apriorística desta. Por isso, passou à história do pensamento cristão como um pioneiro no novo caminho da filosofia e da cultura universal. O ponto central e como que a essência da solução que ele deu ao problema novamente posto da contraposição entre razão e fé, com a genialidade do seu intuito profético, foi o da conciliação entre a secularidade do mundo e a radicalidade do Evangelho, evitando, por um lado, aquela tendência anti-natural que nega o mundo e seus valores, mas, por outro, sem faltar às exigências supremas e inabaláveis da ordem sobrenatural”.( Carta ap. Lumen Ecclesiæ (20 de Novembro de 1974), 8: AAS 66 (1974), 680.)

Depois de mais de setecentos anos de distância de sua morte, podemos muito mergulhar na teologia deste grande santo. Muitos são os doutores e papas da Igreja, diria também até muitos filósofos ”ateus”, que usaram as palavras do Doutor Angélico em seus discursos. Foi grande a contribuição de São Tomas de Aquino para a Igreja Católica, seu ardente pensamento comungava com sua fé, teria ele vivido as palavras da encíclica “Fé e Razão” séculos depois escrita por João Paulo II.

São Tomas de Aquino era um amante do pensamento, mergulhava nos mistérios do mundo para responder a sede de Deus do homem; nosso santo sabia de modo brilhante encontrar harmonia na teologia patrística dos grandes santos com os tesouros da filosofia antiga, de modo especial a filosofia aristotélica. Tamanha sabedoria tinha fonte na oração, na eucaristia, dizia alguns biógrafos que ele costumava inclinar sua cabeça no sacrário a fim de sentir o palpitar do coração de Jesus.

Perceber no sobrenatural da fé presença da racionalidade humana é algo de deriva de uma grandiosa mente e ardente espírito. Sabedoria é dom do Espírito Santo, sem dúvida São Tomas de Aquino gozou da plenitude deste dom, amando e buscando aquele que é a própria verdade: Jesus.

Deitemos então caros leitores sobre a vida de São Tomás de Aquino; ao entra em nossa cabeça duvidas, ou heresias quererem entra no campo dos nossos grupos, nosso desejo seja claro “Ir até Tomas Aquino” encontrar neste grande santo e doutor da Igreja o esplendor da verdade revelado pela própria verdade: Nosso Senhor Jesus Cristo.

Fonte:Encíclica "Fides et ration"
          Wikipédia

Salve Maria Imaculada!

2 comentários:

comunidade sao sebastiuao disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
comunidade sao sebastiuao disse...

Uma excelente fonte de informação, e saberdoria que não costumamos buscar em nosso dia a dia

Postar um comentário