quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Homenagem a Dra.Zilda Arns

 Graça e paz da Parte de Cristo !

Ontem foi lembrado o 1° aniversário de morte de Zilda Arns, uma mulher com sua dedicação fundou a Pastoral da Criança e também Pastoral do Idoso. Vendo o modelo dessa mulher, percebemos a beleza do total serviço a Deus, e que até agora nada fizemos. Dom Hélder Câmara certa vez disse “Existem mortos que não enterramos  e sim semeamos”, isso se reflete com toda certeza da figura de Zilda Arns. Diante do sinal da Cruz, que ficou de pé perante o terremoto, um sinal de solidariedade é acolhido no coro celeste, na terra sua missão foi realizar o desejo do Amado "Para que todas as crianças tenham vida", e hoje sua lembrança é viva na suas obras.

Trago aqui presente aos leitores um texto em homenagem a Zilda Arns, feito pela Pastoral da Criança da Arquidiocese de São Paulo, intitulado "Um ano sem Dra.Zilda".


                                                            Um ano sem Dra.Zilda



"Há exatamente um ano um terremoto no Haiti refletiu diretamente na ação de 240 mil voluntários da Pastoral da Criança no Brasil. O desastre natural levou a grande líder do trabalho, Dra. Zilda Arns, em 12 de janeiro de 2010. A partida deixou órfãos aqueles que voluntariamente agiam em prol da saúde e da formação de crianças com até seis anos de regiões pobres. No entanto, não foi o fim do trabalho. A médica sanitarista, que criou a ação que ajudou a reduzir a mortalidade infantil, continua sendo a inspiração das voluntárias e voluntários da Pastoral da Criança. 

Cerca de 1 milhão e 600 mil crianças são acompanhadas em todo o Brasil pela Pastoral da Criança, presente em 4000 municípios. O trabalho ainda abrange 85 mil gestantes. Além de orientar sobre os cuidados maternos, a ação busca promover a cidadania, informando sobre os direitos e incentivando a mobilização popular. Acompanhamos os conselhos da saúde e da criança, observamos os problemas vivenciados pelas famílias, o atendimento nos postos de saúde, o registro de nascimento das crianças e as causas das mortes infantis. O objetivo é transformar a realidade, dando autonomia às pessoas na busca por seus direitos.

Todo esse trabalho, iniciado em 1983 na cidade de Florestópolis/PR por Zilda Arns, continua a todo vapor. Nesses mais de 27 anos, a ação cresceu baseada na multiplicação do conhecimento nas comunidades. São realizadas visitas às famílias, encontros, reuniões e ações complementares como alfabetização, geração de renda, alimentação saudável e hortas caseiras, saúde bucal, brinquedos e brincadeiras e comunicação popular. Na Arquidiocese de São Paulo, todas essas atividades são realizadas. Em 2010, contamos com 2311 voluntários, que acompanharam 16.279 crianças.

Estamos há um ano sem a presença física de Dra. Zilda Arns, mas temos certeza que contamos com sua presença espiritual. A sua inquietação e disponibilidade para ajudar se multiplicaram, conquistando milhares de voluntários. O nosso desafio é manter essa chama acesa e trazer mais pessoas para promoverem o desenvolvimento integral das crianças. Esse é o nosso desejo em 2011, ter mais pessoas na Pastoral da Criança, para assim aumentar o número de famílias acompanhadas, promovendo entre elas os ensinamentos que foram deixados por Dra. Zilda."

Elaboração: Pastoral da Criança da Arquidiocese de São Paulo

0 comentários:

Postar um comentário