Hoje é lembrado o santo que depois de tanto buscar a felicidade aprendeu que ela é fruto da interiorização, falo de Santo Agostinho. Somente o homem interior pode responder "Quem é Deus?" E depois de uma bela conversão o santo hoje lembrado soube experimentar tal resposta quando percebeu que o céu, terra e mar convida o homem a tão somente amar Deus. Santo Agostinho soube em seus escritos revelar que o desejo do homem é a felicidade, esta encontrada tão somente em Deus o motor invisível. Louvado seja Deus por tão bela vocação, doutor da Igreja e homem do encontro pessoal com o Deus da felicidade.
Trago alguns pensamentos de Santo Agostinho
"Tarde te amei, ó beleza tão antiga e tão nova, tarde te amei! Eis que estavas dentro e eu fora. Estavas comigo e não eu contigo. Exalaste perfume e respirei. Agora anelo por ti. Provei-te, e tenho fome e sede. Tocaste-me e ardi por tua paz."
"Para alcançarmos esta vida feliz, a verdadeira Vida nos ensinou a orar."
"Não é de admirar se a soberba gera a separação, a caridade, a unidade."
"Oh eterna verdade, verdadeira caridade e querida eternidade! És o meu Deus, por ti suspiro dia e noite"
"Que eu te conheça, ó conhecedor meu! Que eu também te conheça como sou conhecido! Tu, ó força de minha alma, entra dentro dela, ajusta-a a ti, para a teres e possuíres sem mancha nem ruga."
"Quereis cantar louvores a Deus? Sede vós mesmos o canto que ides cantar. Vós sereis o seu maior louvor, se viverdes santamente."
"Teu desejo é a tua oração; se o desejo é contínuo, também a oração é contínua. Não foi em vão que o Apóstolo disse: Orai sem cessar (1Ts 5,17). Ainda que faças qualquer coisa, se desejas aquele repouso do Sábado eterno, não cessas de orar. Se não queres cessar de orar, não cesses de desejar."