quarta-feira, 15 de junho de 2011

"Se eu fosse eu"


Graça e paz da parte de Cristo!

Muitas vezes nos perguntamos “como estou hoje?”, mas a pergunta certa poderia ser  “como sou hoje”? Pois muitas vezes a sociedade nos faz experimentar papeis que não nos pertencem, fazemos vários monólogos em um mesmo ator: nosso eu. E diante de tantas mascara, o ser humano chega a se perguntar “Se eu fosse eu?”, que experiência seria a de sentir você mesmo, livre de todos os rótulos colocados por você e pelos outros.

A descoberta do “eu” começa com uma aceitação de suas próprias limitações, mas fique claro que auto-aceitação não é auto-aprovação, o ser homem vai moldando sua própria história com os fatos do cotidiano, e quando se deixa lapidar pelo grande Deus essa moldura pode surpreender a ele mesmo.  A grandeza do homem estar quando ele descobre o sentir no sentir, no mergulhar dentro dos seus sentimentos é lá perceber o amor. O homem pode ser áspero, triste, bruto, fechado, mas se a pergunta “Se eu fosse eu” cercasse o seu momento de martírio interior, ele perceberia que dentro existe amor, pois só nos realizamos no amor, mas o pior dos medos (medo de amar) anestesia a alma de tal forma que ela perde sua maior utilidade.

Como sonhadores pedimos a vida mas do que ela pode dá; como pessimistas perdemos a esperança no homem; como medrosos temos medo de se encontrar com nosso “eu”, pois o encontraremos ainda sujo. A mudança do “eu”, ou melhor, o encontro do “eu”, requer quebras de imagens projetadas, requer dor, mas no final será livre para amar, livre dos rótulos.

 Não seja a alma doente que nunca amou, cante a vida e faça versos com o sangrar da tua descoberta, saiba onde quer colocar teus pés, saiba amar, saiba ser você. “Se eu fosse eu” faz o homem levar os fardos das falsas imagens, mas avante bata em cada descoberta, como um mendigo que bate em cada porta, não tenha medo seja você. Dentro de cada homem existe um infinito, explore-o, sinta o embalo das tuas esperanças, aprenda com as quedas, lave o chão do mundo com tuas lagrimas, seja o sorriso teu maior tesouro e comece o dia “Se eu fosse eu...”
                                                                                                                                        Thiago Farias
 
Para completar a postagem trago um belo vídeo de Clarice Lispector "Se eu fosse eu"


                                                                 

0 comentários:

Postar um comentário