Graça e paz da parte de Cristo !
Como aspirante dos Filhos de Sant"Ana me sinto filho de três mães, Sant"Ana, Maria Imaculada e Madre Rosa. Dedico essas pobres palavras a uma das mães: Madre Ana Rosa Gattorno, que foi celebrada sexta-feira passada. Para ela que também é minha mãe, dedico essa homenagem de filho apaixonado.
Madre Rosa foi uma mulher que soube amar o crucificado, ou melhor souber ser amor junto ao crucificado. Ela não se conformava em apenas olhar Jesus, queria ser crucificada junto com ele, entrar em suas chagas, e adorar até ouvir as batidas do seu coração chagado de amor. No ventre do Carisma de Madre Rosa desejo ser gerado, uma mãe que enche de oblação o coração dos seus filhos, uma oblação que faz o Filho de Sant"Ana viver uma verdadeira pobreza de coração, buscando em cada sorriso ou lágrima, marcas do eterno.
Minha Mãe Rosa Gattorno foi verdadeiramente mãe de três filhos, trouxe da maternidade familiar a capacidade de ser mãe para as religiosas, uma mãe capaz de suportar até as injurias das filhas e filhos. Sua arte de arrumar nossos coração, com sua palavras de amor, faz o filho e filha de Sant"ana deleitar-se nos braços do seu único bem: Jesus Crucificado. Oh tão agradável gestação é essa do carisma de Madre Rosa, uma gestação que faz homens e mulheres dispostos a tudo ofertar, e fazer de cada palavra e sentimento uma celebração de ação de graças. Ela soube ver na multidão um olhar carente de Deus, aproximou-se do alvo e fundou o instituto das Filhas e Sant"ana e ousou mais, ousou sonhar com o Filhos de Sant"ana que hoje também bebem do carisma dela.
Toda Mãe se espelha naquela que foi mãe por exelência, Maria Imaculada, Mãe do Doce Jesus. Assim também fez Madre Rosa, refletido de Maria a capacidade de guardar tudo no coração, a capacidade de dizer o "sim" de cada dia, se reconhecendo a "Serva do Senhor" . Madre Rosa fez do seu coração a comunidade de amor, de lá saia as tão suaves e convidativas frases, letras que ao saírem do lábios de Madre Rosa formaram um agrupado de carga espiritual tamanha, que até hoje apaixona a muitos. Em um braço Madre Rosa Soube amamentar seus filhos e filhas com o leite da Castidade, pobreza e obediência e no outro ela soube segurar o crucificado, tão amável mãe que soube transmitir a sua comunidade familiar o amor de Deus e da Igreja.
Não posso também esquecer nessa mensagem da minha Mãe,“Uma mãe é aquela pessoa que ao ver que só ficam quatro bocados de bolo de chocolate tendo cinco pessoas à mesa, é a primeira a dizer que nunca gostou de chocolate.” Essa frase de autor anónimo, sabe expressar de forma simples toda plenitude do ser mãe. Lembro da minha terna infância, a figura doativa de minha mãe. Muitas vezes como filhos não compreendemos nossas mães, a forma dela amar,as vezes um pouco diferente, mas é uma forma de amar. Vendo seu filho em seus braços, a mãe se entrega em casa cuidar, sorrir,chorar, sonhar do seu filho. Toda Mãe é tem capacidade de ser amor, de trazer aos seus filhos a ternura do Deus apaixonado, a Mãe é a educadora, catequista e ai maior torcedora dos seus filhos.
Deus entrega a cada mãe o sentimento de compaixão, isso para todas, negras e brancas, pobres e ricas, magras e gordas. Até mesmo Deus escolher para ser mãe do seu filho uma mulher que não estava entre a comunidade dos grandes, e sim entre o pobres Israel, ele escolheu Maria. Assim como Maria a mãe deve proteger as emoções do seus filhos, viajar no mundo dos filhos e lá plantar as semente do valores evangelicos e morais, ensinar a eles que Deus é amor. A Mãe deve ensinar seus filhos a terem uma abertura para o interno, como também abertura para o externo, toda mãe tem essa capacidade.
O beijo curador, a lágrima santificadora, a pisa educadora assim é mãe. Delicada e resistente, mãe...simplesmente mãe..mãe...mãe...mãe...mãe....só ela palavra basta para tranquilizar o sofrer de um filho..mãe...mãe...
Feliz dia das Mães... Te Amo Maria Imaculada, Te amo Madre Rosa, Te amo Sant"Ana, te amo Marilam.
Salve Maria Imaculada!
0 comentários:
Postar um comentário