terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Católico e Espírita?

Espiritismo - Católico e Espírita? 

Caros leitores do Blog "Amado Salvador", este Texto foi Editado por Ismael Campos,esritor do Blog "Mãe de Deus" (http://sinalceleste.blogspot.com/); meus sinceros agredicemento por ele ter fornecido o material.

"Prezados leitores,

muitos católicos são enganados a respeito do Espiritismo achando que ser cristão e espírita é a mesma coisa e, ao freqüentar um centro espírita, acreditam que é até uma crença mais elevada, por ser muito caridosa...

Para conservarem a aparência de cristãos, os espíritas repetem as palavras de Jesus sobre a caridade... bem o erro não está na caridade mas na grande diferença doutrinária e na aceitação das verdades evangélicas ensinadas por Nosso Senhor Jesus Cristo. O Espírita tem Caridade mas não tem Fé nas verdades do Evangelho.

Iremos aqui desmascarar a doutrina espírita e explicar por que um católico jamais pode ser espírita e nem freqüentar sessões espíritas, nem mesmo por curiosidade. Iremos mostrar nas Sagradas Escrituras que Deus rejeita o espiritismo, não apenas rejeita, mas abomina e proíbe uma pessoa de ser espírita.

Para a cura dos nossos males físicos e espirituais, temos Jesus Vivo, Deus Verdadeiro, Presente na Eucaristia. Busquemos sempre a ajuda de Maria, que foi, e é o Sacrário Vivo de Jesus e é nossa Mãezinha, solícita em nos ajudar e é a Onipotência Suplicante junto ao Pai. “Deus que fez tudo, Ele mesmo se fez em Maria”.

“Nas horas de incerteza, vem, ó Mãe, nos ajudar. Que eu sinta confiança na paz do teu olhar.”

A leitura dentre outras que posto aqui sobre a falsa doutrina espírita é de autoria do professor Felipe Aquino, conhecido e respeitado no meio católico.

Em Jesus e Maria, paz e bem,
Ismael Campos






CATÓLICO E ESPÍRITA?

Prof. Felipe Aquino


O Concílio Vaticano II chamou os leigos a participarem ativamente da vida da Igreja. Através do Decreto Apostolicam Actuositatem pede:

"Grassando na nossa época gravíssimos erros que ameaçam inverter profundamente a religião, este Concílio exorta de coração todos os leigos que assumam mais conscientemente suas responsabilidades na defesa dos princípios cristãos" (AA,6).

Em que pese a doutrina da Igreja, bem como a sua Tradição e o seu Magistério, mostrarem a radical incompatibilidade entre o Cristianismo e o espiritismo, muitos "católicos", fracos na fé e pouco conhecedores da doutrina, teimam em persistir neste sincretismo perigoso. Vão à missa e ao culto espírita, como se isto não fosse proibido pela fé católica.

É preciso ficar bem claro que o espiritismo (bem como suas derivações) contradiz "frontalmente" a doutrina católica em muitos pontos, sendo, portanto, impossível a um católico ser também espírita.

Em 1953, os Bispos do Brasil disseram que o espiritismo é o desvio doutrinário "mais perigoso" para o país, uma vez que "nega não apenas uma ou outra verdade da nossa fé, mas todas elas, tendo, no entanto, a cautela de dizer-se cristão, de modo a deixar, a católicos menos avisados, a impressão erradíssima de ser possível conciliar catolicismo com espiritismo" (Espiritismo, orientação para os católicos, D.Boaventura Kloppenburg, Ed. Loyola, 5ªed, 1995, pag.11).

Muitas passagens da Bíblia comprovam o que está dito acima. A principal delas é a que está no livro do Deuteronômio:

"Não se ache no meio de ti quem faça passar pelo fogo seu filho ou sua filha [magia negra], nem quem se dê à adivinhação, à astrologia, aos agouros, ao feitichismo, à magia, ao espiritismo, à adivinhação ou à evocação dos mortos, porque o Senhor, teu Deus, abomina aqueles que se dão a essas práticas..." (Deutr 18,9-13).

Essas palavras da Bíblia são muito claras e fortes e não deixam dúvida sobre a proibição "radical" de Deus a todas as formas de ocultismo e busca de poder ou de conhecimento fora da vontade de Deus. E isto é um perigo para a vida cristã, porque "contamina" a alma. Deus "abomina" aqueles que se dão a essas práticas, diz a Palavra de Deus. Abomina quer dizer, detesta, odeia, rejeita. Não consigo imaginar nada pior nesta vida do que uma pessoa ser abominável a Deus, por própria culpa.

O livro do Levítico traz a mesma condenação:

"Não vos dirijais aos espíritas nem aos adivinhos: não os consulteis para que não sejais contaminados por eles" (Lev 19,31).

Essa "contaminação" espiritual é perigosa para o cristão. Por se tratar de um pecado grave, essa prática o coloca sob a influência e dependência do mundo tenebroso dos demônios.

A primeira consequência para a pessoa que se dá a essas práticas proibidas, é um "esfriamento" espiritual. Começa a esfriar na fé, deixa a oração, os sacramentos, e torna-se fraco na fé, na esperança e na caridade, até, digamos, morrer espiritualmente.

Se você entra num ambiente espírita, de macumba, candomblé, etc., mesmo que seja apenas por curiosidade, "sem maldade", você está pecando e colocando-se sob o jugo do demônio. Neste assunto, é a "curiosidade" que leva muitos católicos ao pecado.

Sabemos que o demônio pode se fazer presente nesses ambientes, já que a Igreja nos garante que nenhum "espírito" dos mortos andam perambulando pelo mundo e, muito menos "baixando" em lugar algum. Os espíritos que baixam nesses "centros", se baixam, são certamente espíritos malignos.

Repete a Palavra de Deus, pelo livro do Levítico:

"Se alguém se dirigir aos espíritas ou aos adivinhos para fornicar com eles, voltarei o meu rosto contra esse homem..." (Lev 20,6).

Por "adivinhos" devemos entender todas as formas de se buscar o conhecimento de realidades ocultas, conhecer o futuro, etc. Entre essas práticas estão, entre outras, a invocação dos mortos (necromancia), a leitura das mãos (quiromancia), a astrologia, os búzios, cartomancia, consultas aos cristais, tarôs, numerologia, etc.

Uma verdade bíblica que todo católico precisa saber, é o que disse São Paulo aos coríntios:

"As coisas que os pagãos sacrificam, sacrificam-nas aos demônios e não a Deus. E eu não quero que tenhais comunhão com os demônios. Não podeis beber ao mesmo tempo o cálice do Senhor e o cálice dos demônios. Não podeis participar ao mesmo tempo da mesa do Senhor e da mesa dos demônios. Ou quereis provocar a ira do Senhor?" (1 Cor 10,20-22).

Qual é o grande ensinamento que esta Palavra nos traz?

Que todo culto que se presta a uma entidade espiritual, é recebido ou por Deus ou por Satanás. Como os pagãos não prestam o seu culto a Deus, então, por exclusão, quem o recebe é o demônio. Daí podermos entender porque Deus abomina aqueles que se dão a essas práticas pagãs já citadas. Neste caso, Deus é rejeitado, é traído. E daí podemos entender também porque o "ambiente" fica propício à presença e manifestação do Mal.

O Antigo Testamento está repleto da "fúria" de Deus para com o seu povo eleito, quando esse povo "prevaricava", isto é, praticava a idolatria. Nessas situações, Deus abandonava o seu povo nas mãos dos seus inimigos, que os vencia nos combates, e muitas vezes os escravizava. O socorro de Deus só chegava depois que o povo se arrependia do mal que praticara. Pela boca do profeta Jeremias o Senhor diz:

"Eu os condenarei pelos males que cometeram, por me haverem abandonado, ofertando incenso a outros deuses e adorando a obra de suas mãos" (Jer 1,16).

"Ó céus, plasmai, tremei de espanto e horror ...

Porque o meu povo cometeu uma grande perversidade: abandonou-me, a mim, fonte de água viva, para cavar cisternas, cisternas fendidas que não retém a água" (Jer 2,11-13).

E o povo de Deus tinha plena consciência de que era a prática da idolatria que atraia sobre ele os castigos:

"Porque decretou o Senhor contra nós todos esses flagelos? Qual é o pecado, qual é o crime que cometemos contra o Senhor nosso Deus? Tu lhe dirás: É que vossos pais me abandonaram - oráculo do Senhor - para correr após outros deuses, rendendo-lhes um culto e diante deles se prosternando. E porque me abandonaram e deixaram de cumprir a minha lei, e porque vós mesmos fizestes pior que vossos pais, cada qual, sem me ouvir, obstinou-se em seguir as más tendências de seus corações. Assim, expulsar-vos-ei desta terra para vos lançar numa terra que não conhecestes, nem vós, nem vossos pais. Lá, dia e noite, rendereis culto aos deuses estranhos, porque eu não vos perdoarei" (Jer16,10-13).

Os Atos dos Apóstolos, escrito por S. Lucas, contam que S. Paulo expulsou um "espírito de adivinhação" de uma moça escrava que, com suas adivinhações dava muito lucro a seus senhores. Disse S. Paulo a esse espírito de adivinhação:

"Ordeno-te em nome de Jesus Cristo que saias dela". "E na mesma hora saiu" (At 16,16-18).

É óbvio que S. Paulo não falara a um "fantasma" ou a algo inexistente, apelando para a autoridade do Nome de Jesus. São Paulo expulsou da escrava um demônio, um espírito de adivinhação que estava na moça e dava-lhe o poder de adivinhar.

Isso muitas vezes ocorre nos centros espíritas e nos terreiros de macumba. O demônio sabe se "transfigurar em anjo de luz" (II Cor 11,14), como nos alerta São Paulo. E muito católico desavisado cai nas suas armadilhas. Como ele é um anjo, embora decaído, conserva os seus poderes superiores aos nossos. Sua inteligência é muito mais perfeita que a dos homens. E ele faz também os seus "milagres". Para conferir isto com a Palavra de Deus, basta ler o que São Paulo fala na carta aos tessalonicenses:

"A manifestação do ímpio será acompanhada, graças ao poder de Satanás, de toda a sorte de portentos, sinais e prodígios enganadores. Ele usará de todas as seduções do mal com aqueles que se perdem, por não terem cultivado o amor à verdade que os teria podido salvar" ( 2 Ts 2,9-10).

O espiritismo nega pelo menos 40 verdades da fé cristã:

1. Nega o mistério, e ensina que tudo pode ser comprendido e explicado.
2. Nega a inspiração divina da Bíblia.
3. Nega o milagre.
4. Nega a autoridade do Magistério da Igreja.
5. Nega a infalibilidade do Papa.
6. Nega a instituição divina da Igreja.
7. Nega a suficiência da Revelação.
8. Nega o mistério da Santíssima Trindade.
9. Nega a existência de um Deus Pessoal e distinto do mundo.
10. Nega a liberdade de Deus.
11. Nega a criação a partir do nada.
12. Nega a criação da alma humana por Deus.
13. Nega a criação do corpo humano.
14. Nega a união substancial entre o corpo e a alma.
15. Nega a espiritualidade da alma.
16. Nega a unidade do gênero humano.
17. Nega a existência dos anjos.
18. Nega a existência dos demônios.
19. Nega a divindade de Jesus.
20. Nega os milagres de Cristo.
21. Nega a humanidade de Cristo.
22. Nega os dogmas de Nossa Senhora (Imaculada Conceição, Virgindade perpétua, Assunção, Maternidade divina).
23. Nega nossa Redenção por Cristo (é o mais grave!).
24. Nega o pecado original.
25. Nega a graça divina.
26. Nega a possibilidade do perdão dos pecados.
27. Nega o valor da vida contemplativa e ascética.
28. Nega toda a doutrina cristã do sobrenatural.
29. Nega o valor dos Sacramentos.
30. Nega a eficácia redentora do Batismo.
31. Nega a presença real de Cristo na Eucaristia.
32. Nega o valor da Confissão.
33. Nega a indissolubilidade do Matrimônio.
34. Nega a unicidade da vida terrestre.
35. Nega o juízo particular depois da morte.
36. Nega a existência do Purgatório.
37. Nega a existência do Céu.
38. Nega a existência do Inferno.
39. Nega a ressurreição da carne.
40. Nega o juízo final.

Apesar de tudo isso muitos continuam a proclamar que "o espiritismo e o Cristianismo ensinam a mesma coisa..."

Na verdade é o "joio no meio do trigo" (Mt 13,28), que o inimigo semeou na messe do Senhor. Nada como o espiritismo nega tão radicalmente a doutrina católica.

Ouçamos, finalmente, a palavra oficial da nossa Mãe Igreja, que tão bem nos ensina através do Catecismo:

"Todas as formas de adivinhação hão de ser rejeitadas: recurso a Satanás ou aos demônios, evocação dos mortos ou outras práticas que erroneamente se supõem "descobrir" o futuro. A consulta aos horóscopos, a astrologia, a quiromancia (leitura das mãos), a interpretação de presságios e da sorte, os fenômenos de visão (bolas de cristais), o recurso a médiuns escondem uma vontade de poder sobre o tempo, sobre a história e finalmente sobre os homens, ao mesmo tempo que um desejo de ganhar para si os poderes ocultos. Estas práticas contradizem a honra e o respeito que, unidos ao amoroso temor, devemos exclusivamente a Deus" (N° 2116).

"O espiritismo implica frequentemente práticas de adivinhação ou de magia. Por isso a Igreja adverte os fiéis a evitá-lo" (N° 2117).

Os católicos que se deram a essas práticas condenadas pela Igreja podem e devem abandoná-las com urgência. Devem procurar um sacerdote, fazer uma confissão clara dos seus pecados e prometer a Deus nunca mais se dar a essas práticas.

É preciso também destruir todo material (livros, imagens, gravuras, vestes, etc.) usadas e consagradas nesses cultos.

O pecado dessas práticas é contra o primeiro mandamento da Lei de Deus: "Amar a Deus sobre todas as coisas". A gravidade está no fato da pessoa ir buscar poder, fama, dinheiro, consolação, etc., num lugar e numa prática não permitida por Deus e pela Igreja. Isto ofende a Deus.

Essas práticas eram usadas na Mesopotâmia antiga, no Egito, entre os povos de Canãa, enfim, entre os pagãos, e eram terminantemente proibidas por Deus ao seu povo.

Parece que hoje, grande parte do povo, volta ao paganismo e às suas práticas idolátricas. Isto nega o Cristianismo. A Igreja, como Mãe bondosa e cautelosa não quer que os seus filhos se percam."

14 comentários:

Gadita de Cristo disse...

A Graça e a Paz do Senhor Jesus e do Nosso Deus.

É uma pena que tão formoso texto não tenha tido, ainda, nenhum comentário.

(E que o meu seja o primeiro)

O texto elucida muito bem, grandes verdades cristãs, e isto é louvável.
Contudo,
a incoerência com as Escrituras, já na introdução é imensa.

"Para a cura dos nossos males físicos e espirituais, temos Jesus Vivo, Deus Verdadeiro, Presente na Eucaristia.
Busquemos sempre a ajuda de Maria, que foi, e é o Sacrário Vivo de Jesus e é nossa Mãezinha, solícita em nos ajudar e é a Onipotência Suplicante junto ao Pai..

.
Assim como os Espíritas, inconclusivamente, reverenciam a doutrina de Kardec e similares, sem qualquer influência Bíblica ou embasamento teológico, mas livre interpretação e conjectura pessoal;
essas palavras acerca de Maria, não tem fundamento bíblico.
.
"E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis." Romanos 8.26

"Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós." Romanos 8.34

Amigo, essa não é a sã doutrina de Cristo. Cristo, é o Caminho, Verdade e Vida.
E Deus, não divide sua Glória com homens. Portanto é uma grava falha, e pecado, atribuir qualquer menção à Maria, como ajudadora de Deus, nossa, ou "Onipotente Suplicante".

É perdoável, se não conheces as Escrituras.
E imperdoável, se conheces.

“Nas horas de incerteza, vem, ó Mãe, nos ajudar. Que eu sinta confiança na paz do teu olhar.”


Endeusando Maria? Cuidado.

A Bíblia diz que Deus não divide sua glória com ninguém. Toda honra e glória para Ele.
Não importa quem seja, nem mesmo Maria possui qualquer dote divino para ajudar, ninguém.
O servo, ou a serva, neste caso, Maria, jamais perderá a qualidade de serva.
E o servo por melhor que seja jamais conseguirá ocupar o lugar de primazia do Senhor.

Isaias 48:12 - " Por amor de mim, por amor de mim o faço; porque como seria profanado o meu nome?
A minha glória não a darei a outrem,"

Cuidado com as falsas doutrinas. Só o Evangelho pode te ajudar, amigo.
Abraços!

A Graça e a Paz do Senhor Jesus e do Nosso Deus.

Blog Amado Salvador. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Blog Amado Salvador. disse...

Graça e paz da parte de Cristo.

Caro Pablo primeiramente agradeço sua contribuição para o blog, segundo o espiritismo é mal comum que temos que combatemos (nisto concordamos) essa semana mesmo eu fui chamado de intolerante, fanático, frustrado e etc. pelo fato de me posicionar contra o espiritismo e seu lideres, até o Chico Xavier que em pele de cordeiro explorava o sofrimento do luto das pessoas.
Diferente dos espíritas e outros a Igreja Católica não tem “livre interpretação pessoal” da bíblia como vc disse, ao contrario toda leitura é vista diante da mesma tradição que iluminou toda formação da bíblia, perceba por exemplo o fato de as bíblias católicas vim com nota de roda pé, e as bíblias protestantes sem nota nenhuma o que leva o leitor a ter a interpretação dele, isso foi o que ocasionou por exemplo o grande número de igrejas protestantes.
Pablo a figura de Maria na Igreja é a de mãe e educadora, aquela onde Deus foi tudo, a Cheia de graça por vontade de Deus e isto religião nenhuma pode refutar. Talvez o que lhe falte é um verdadeiro conhecimento sobre o papel de Maria na Igreja, Maria não pretende tirar glória de Deus e sim aumentar a glória do próprio Deus. Maria é infinitamente inferior a Deus e grandemente superior a qualquer criatura, pois ela teve Deus em seu ventre. Antes de citar uma só palavra sobre Maria te peço de coração que busque a diferença entre adorar e amar, e mergulhe sem preconceito na vida e missa da Virgem Maria.

Nelson disse...

"...essas palavras acerca de Maria, não tem fundamento bíblico."

Nessas palavras o que não teve fundamento bíblico?
1. A intercessão?
2. A intercessão pós morte?

Mostrar biblicamente que o Espírito Santo e Jesus intercedem por nós, não é prova que mortos não podem interceder, assim como, não é prova para intercessão de vivos. Tu, provavelmente, pedes intercessão a pastor, amigos, família. Ora, isso é intercessão secundária. Maria é nossa intercessora secundária. Nós além de crermos no potencial da intercessão dos vivos também cremos na dos mortos. Tudo isso tem fundamento bíblico:

“E o Senhor me disse: ‘ainda que Moisés e Samuel se apresentassem diante de mim, o meu coração não se voltaria para esse povo” (Jeremias 15,1).

Jermias (já falecido) é apresentado como quem “muito ora pelo povo e pela cidade santa”.(2 Ma. 15,14) [os protestantes arrancaram esse livro.]

Anciãos no céu “com taças cheias de perfume, que são as orações dos santos” (Ap. 5,8) ( Ap. 8,4).

"E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e envia-me Lázaro, para que molhe na água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama" (Lucas 16:24)
Parábola em que Jesus mostra a possibilidade de intercessão, mesmo após morte.

Ninguém aqui disse que Deus divide Sua glória a homens. A glória DEle só damos a Ele. Se déssemos a outros seria adoração. Os santos tem suas glórias, justamente por estarem servos do Ser Supremo.

Nelson disse...

Se queres falar de veneração temos mais embasamento bíblico:

"Pela tarde chegaram os dois anjos a Sodoma. Lot, que estava assentado à porta da cidade, ao vê-los, levantou-se e foi-lhes ao encontro e prostrou-se com o rosto por terra. “Meus Senhores, disse-lhes ele, vinde, peço-vos, para a casa de vosso servo, e passai nela a noite; lavareis os pés, e amanhã cedo continuareis vosso caminho.” “Não, responderam eles, passaremos a noite na praça.”(Gênesis, 19,1-2)

Abraão levantou-se, prostrou-se diante dos donos daquela terra, os heteus, e disse-lhes: “Se deveras quereis que sepulte minha falecida esposa, atendei-me e pedi por mim junto a Efron filho de Seor, (Gênesis, 23, 7-8)

"Jacó, levantando os olhos, viu Esaú que avançava com quatrocentos homens. Repartiu então os filhos entre Lia, Raquel e as duas servas. Colocou as servas com seus filhos na frente, depois Lia com os seus, e, por último Raquel com José. E ele, passando adiante, prostrou-se até a terra sete vezes antes de se aproximar do seu irmão.." (Gênesis, 33, 1-3)


"Logo que José entrou em casa, ofereceram-lhe os presentes que tinham trazido, prostrando-se diante dele até a terra." (Gênesis, 43,26)

"Moisés saiu ao encontro de seu sogro, prostrou-se e beijou-o. Informaram-se mutuamente sobre a sua saúde e entraram na tenda." (Êxodo 18,7)

“No mesmo ponto abriu o Senhor os olhos a Balaão, ele viu o Anjo parado no caminho com a espada desembainhada, e, prostrado por terra, o adorou”. (Números, 22,31)

"Joab, prostrando-se por terra sobre o seu rosto, adorou e felicitou o rei."(2 Reis, 14,22)

"Inclinando-se Betsabé profundamente, adorou o rei." (1 Reis, 1,16)

"O profeta Natã... veio perante o rei e se prostrou diante dele." (1Reis 1,22-23)

"Chegou ela e lançando-se-lhe aos pés (de Eliseu), adorou prostrada em terra." (2 Reis, 4,36,37)

"Josué encontrava-se nas proximidades de Jericó.Levantando os olhos, viu diante de si um homem de pé, com uma espada desembainhada na mão. Josué foi contra ele: És dos nossos, disse ele, ou dos nossos inimigos? Ele respondeu: Não; venho como chefe do exército do Senhor. Josué prostrou-se com o rosto por terra, e disse-lhe: Que ordena o meu Senhor a seu servo?" (Josué, 5,13-15)

"Booz disse a Rute: Ouve, minha filha: não vás respigar em outro campo; não te afastes daqui, mas junta-te com minhas servas. Olha em que campo vão ceifar, e segue-as. Proibi aos meus servos que te molestassem. Se tiveres sede, vai à bilha e bebe da água que eles tiverem buscado. Rute, caindo aos seus pés, prostrou-se por terra: De onde me vem a dita, disse ela, de que te interesses por mim, uma estrangeira?"(Rute, 2, 8-10)

"Quando o jovem foi embora, Davi saiu de detrás da pedra e, caindo com o rosto por terra, prostrou-se três vezes. Beijaram-se e choraram juntos, sobretudo Davi." (1 Samuel, 20, 41)

"E com palavras firmes, Davi conteve os seus homens e não permitiu que se lançassem sobre Saul. Quando Saul deixou a gruta para continuar seu caminho, Davi levantou-se a seguir, saiu da gruta e gritou atrás dele: “Senhor meu rei!” Saul voltou-se e Davi inclinou-se até o chão, prostrando-se." (1 Samuel, 24, 8-9)

"Seus servos, chegando a Carmelo, disseram-lhe: Davi mandou-nos a ti, porque deseja tomar-te por mulher. Levantou-se então Abigail e prostrou-se com o rosto por terra, dizendo: Eis a tua serva, que será uma escrava para lavar os pés dos servos de meu Senhor." (I Samuel, 25, 40-41)

"Mas Paulo bradou em alta voz: Não te faças nenhum mal, pois estamos todos aqui. Então o carcereiro pediu luz, entrou e lançou-se trêmulo aos pés de Paulo e Silas." (Atos 16, 28-29)

Obs.: as passagens em que aparece aqui "adorou" toma sentido de "venerou" que melhor seriam traduzidas.

Nelson disse...

“Nas horas de incerteza, vem, ó Mãe, nos ajudar. Que eu sinta confiança na paz do teu olhar.”
Endeusando Maria? Cuidado."

Como que você pôde tirar isso dessas palavras? Pedir ajuda a alguém ou querer sentir confiança no olhar de alguém é endeusar? Mas como?! Onde isso dá atributos de divindade?

"Toda honra e glória para Ele."

Isso é totalidade. Não nos leva a exclusividade de ter que honrar só a Deus. Temos que adorar só a Deus, mas a honra pode ser prestada a outros:

"Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá." (Êxodo 20, 12)

“Diante das cãs (cabelos brancos) te levantarás, e honrarás a face do ancião, e temerás o teu Deus. Eu sou o Senhor.” (Levítico 19:32)

"Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros." (Romanos 12:10)

“Recebei-o, pois, no Senhor, com toda a alegria, e honrai sempre a homens como esse” (Filipenses 2:29, sobre Epafrodito).

Gadita de Cristo disse...

Boa noite a todos.

Primeiramente, é ótimo serem educados.
Como digo sempre:
"Fé sem amor é fanatismo."

Bom, me chamou atenção essa frase, Thiago:

"Maria não pretende tirar glória de Deus e sim aumentar a glória do próprio Deus. Maria é infinitamente inferior a Deus e grandemente superior a qualquer criatura,"

Vamos começar pela primeira parte dela.
"aumentar a glória do próprio Deus."

Isso é bíblico?

Nosso Deus está no céu – ele está sobre todas as coisas e sujeito a nada. Por isso, Ele faz qualquer coisa que lhe agrada – ele sempre age para preservar a sua felicidade máxima.

Deus é feliz porque seus atos justos, que sempre são feitos por amor da sua própria glória, nunca podem ser frustrados além da vontade de Deus.

Isaías 43.13:
"Ainda antes que houvesse dia, eu era; e nenhum há que possa livrar alguém das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?"

Isaías 46.10:
"O meu conselho permanecerá de pé, farei toda a minha vontade."

Daniel 4.35:
"Segundo a sua vontade, ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem lhe possa deter a mão, nem lhe dizer: Que fazes?

Podemos estar certos, então, que Deus está infinitamente feliz porque ele tem o direito e o poder absoluto como Criador, mantendo em existência tudo o que existe, sem auxílio de ninguém.

"Porque quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro?

Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado?

Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém."
Romanos 11.34-36

Blog Amado Salvador. disse...

Meu caro Pablo devemos fazer tudo para a glória de Deus "Portanto, quer comais, quer bebais, ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus" (1 Coríntios 10.31. Vc interpretou mal minhas palavras, o real sentido dela é que em Maria se percebe a Glória de Deus, vendo a vida e missão de Maria percebemos a grandeza de Deus que escolheu uma mulher pobre, que fez o nascimento de forma milagrosa que foi tudo nela; seria o mesmo de alguem te ver e pensa "poxa como ele respira Deus, de fato Deus é grande ao se manifestar na pequenez dele" ou quando alguem presecia um milagre e glorifica ao Senhor é nesse sentido que falei.

Gadita de Cristo disse...

O maior exemplo da Glória de Deus, é Jesus Cristo.

Por isso somos "cristãos", Imitadores de Cristo.
Discípulos de Cristo e Pequenos Cristos.

Só quem segue a Cristo vai a Deus.
Quem segue Maria, não irá a lugar nenhum...

Ele foi o único que não pecou, por isso reflete como ninguém a Glória de Deus.

Nem mesmo Maria ou qualquer um de seus discípulos, passou pela vida física sem pecado.

As Escrituras Sagradas dizem mais a respeito do Senhor Jesus Cristo

"... embora nunca tivesse cometido injustiça, nem houvesse engano na sua boca.” (Is 53.9)


"E nós, na verdade, com justiça; porque recebemos o que os nossos feitos merecem; mas este nenhum mal fez."
(Lc 23.41)

"Aquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós; para que nEle fôssemos feitos justiça de Deus." (2 Co 5.21)

"Ele não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano." (1 Pe.2.22)


Só Jesus é o caminho, a verdade e a vida!

Gadita de Cristo disse...

Ainda sobre a primeira parte do seu comentário, Thiago.

A frase anti-bíblica:
Onde Maria teria a pretensão de "aumentar a glória de Deus."

Vamos a alguns exemplos.

Paulo, estava profundamente ciente de que o sucesso da sua missão era obra do Senhor e não sua. Ele disse:

"<>Não ousarei discorrer sobre coisa alguma, senão sobre aquelas que Cristo fez por meu intermédio, para con­duzir os gentios à obediência, por palavra e por obras, por força de sinais e prodígios, pelo poder do Espírito Santo" (Rm 15.18-19).

A paixão de Paulo, como sempre, foi concentrar toda a glória sobre a supremacia de Cristo na missão da igreja. O Senhor estava edificando sua igreja.

Como então Paulo fala de seus próprios labores? Ele disse:

<>"Mas, pela graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã; antes, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus comigo" (1 Co 15.10).

Paulo trabalhou. Ele combateu o combate e correu a corrida.
Mas fez isso, como disse em Filipenses 2.13, porque Deus operava com poder, dentro e sobre ele,
"tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade".

Usando a imagem de uma fazenda, Paulo assim se expressou:
<>"Eu plantei, Apoio regou; mas o crescimento veio de Deus. De modo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento" (1 Co 3.6-7).

Paulo era zeloso em defender a supremacia de Deus na missão da igreja.

Esse zelo pela glória de Deus na missão da igreja incentivou os após­tolos a ministrar de uma forma que magnificassem sempre a Deus e não a si mesmos.

Por exemplo, Pedro ensinou às jovens igrejas:
"Se alguém serve, faça-o na força que Deus supre, para que, em todas as coisas, seja Deus glorificado, por meio de Jesus Cristo"

(1 Pe 4.11; cf. Hb 13.20-21).

Aquele que concede a força recebe a glória.

Isso nos faz alusão à Tiago 1.17, que diz,
"que toda boa dádiva e todo dom perfeito, provém do Pai das luzes onde não há sombra alguma de variação."

Nem santos ou Maria tem qualquer virtude em si próprios, para aumentar a glória de Deus.
Toda a virtude de todos, é proveniente de Deus e dele apenas.

Gadita de Cristo disse...

"Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;" Romanos 3.23

"Todos", não abre exceções a ninguém.
Cristo,
o único que não pecou.

Blog Amado Salvador. disse...

Graça e paz da parte de Cristo.
Quem segue Maria segue Jesus, pois onde está Maria está o seu Filho. A Virgem Maria ensina a “fazer tudo o que Ele vos disser". (João 2,1-5). O modo de como você fala de Maria parece que Deus apenas “usou” Maria e depois jogou fora, como algo descartável; ao contrario por ser mãe do Verbo Encarnado Maria foi escolhida, preparada e querida por Deus, pois Jesus não ia nascer de qualquer mulher e sim da MULHER. O anjo saúda Maria como “Cheia de Graça”, a mudança de nome na bíblia fala muito sobre o que representa a pessoa, e assim o anjo disse o que Deus via em Maria Mulher “cheia de graça” isso basta para calar a boca das seitas que se levantam.

"Aquele que comete o pecado é do diabo, porque o diabo é pecador desde o princípio. Para isso é que o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do diabo. Todo aquele que nasceu de Deus não comete pecado, porque sua semente permanece nele; ele não pode pecar porque nasceu de Deus" (1Jo 3,8s).
Diante disso percebemos que o pecado nos faz propriedade do diabo, Maria nada tinha com o demônio. A Mãe do Salvador não poderia ser, ao mesmo tempo, propriedade do seu maior inimigo. Seria uma contradição, uma imperfeição inaceitável nos planos divinos. Ela é a primeira criatura humana verdadeiramente livre, desde o início de sua vida fora do alcance do Maligno. Nela se manifesta a completa destruição das obras do demônio, realizada pelo Filho de Deus na cruz.

Blog Amado Salvador. disse...

Meu caro a utilização de texto fora do contexto é o maior causador de interpretações erradas, antes de utilizar estes versículos como forma de intimidação, volte um pouco antes e veja o contexto que Paula fala. De fato pra você Deus, o puro, ia se fazer presente em algo impuro, pois me diga como Deus filho iria morar no ventre de uma pecadora? Ou Deus não é puro? Pense bem antes de usar versículos isolados.
Vivat Cor Iesus.

Marcelo disse...

Gadita de Cristo disse...
"Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;" Romanos 3.23

"Todos", não abre exceções a ninguém.
Cristo,
o único que não pecou.
-----------------------------------------------

Pois bem, quando São Paulo nos fala que todos pecaram, não quer dizer que todos necessariamente COMETERAM pecados, mas sim que pecaram em Adão, herdaram o pecado original.

Imagine uma criança que morre sem completar ao menos 1 ano de idade... Que pecado teria esta criança?!

Então, o "pecaram" se refere à herança do pecado original que Adão e Eva nos deixaram.
No caso de Nossa Senhora, ela foi redimida do pecado desde o primeiro momento de sua concepção no ventre de sua mãe.

Portanto, realmente todos pecaram, mas pecaram em Adão, todos recebem esta herança de pecado original, mas depois, com o batismo são então redimidos deste pecado, em especial Nossa Senhora, que foi redimida antecipadamente, como eu disse.
Por isso do anjo ter dito que ela era CHEIA DE GRAÇA, e não somente agraciada, pois agraciados somos nós, que fomos batizados para redimir o pecado original. E ela, cheia de graça, redimida desde o primeiro momento de sua existência.

Sem mais.

In corde Iesu,
Marcelo Maciel.

Postar um comentário